Paulo Dantas: Elaboração do orçamento público “é tarefa destinada ao economista”

Paulo Dantas: Elaboração do orçamento público “é tarefa destinada ao economista”

- in Notícias
0
Comentários desativados em Paulo Dantas: Elaboração do orçamento público “é tarefa destinada ao economista”

O Cofecon realizou nesta sexta-feira (14) um debate sobre a regulamentação da reforma tributária. O assunto está em discussão na Câmara dos Deputados e o palestrante convidado foi o economista e deputado federal Reginaldo Lopes. No debate, o deputado destacou a urgência de transformar o sistema tributário brasileiro em algo mais transparente, moderno e justo e ressaltou que o excesso de normas e a complexidade do sistema atual não apenas inviabilizam a competitividade do país, mas também contribuem para altos níveis de judicialização. Lopes argumentou que a simplificação e modernização do sistema são essenciais para aumentar a produtividade, atrair investimentos e promover um crescimento econômico sustentável no Brasil.

🔗 Confira a matéria completa AQUI.

LEIA MAIS
O presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa, participou na tarde desta quinta-feira (13) da mesa de abertura do seminário “Orçamento Público e Legislativo: orçamento como instrumento das políticas governamentais e o papel compartilhado pelo Legislativo e Executivo”.🏛️📊
O evento, realizado na Câmara dos Deputados, é promovido pelo Cofecon, pelo Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) e pela Associação dos Consultores legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis).

🔗 Confira a matéria completa AQUI.

LEIA MAIS
Quando falamos de justiça social, pensamos em um sistema que garanta igualdade de oportunidade para todos. Mas para que haja esta garantia, é preciso também que sejam garantidos alguns direitos. Quer saber como isso funciona? Está no ar a edição número 117 do podcast Economistas, com a economista Flávia Vinhaes.

🔗 Saiba mais clicando AQUI.

OUÇA AQUI O PODCAST ECONOMISTAS
LEIA MAIS
O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, esteve na manhã desta quarta-feira (12) na mesa de abertura do IV Workshop Internacional do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. 🌍📈
O evento tem como temas principais a desindustrialização prematura e as mudanças climáticas. 💡🌱

🔗 Confira a matéria completa clicando AQUI.

LEIA MAIS
📢 O economista Róridan Duarte, integrante da Comissão de Política Econômica do Cofecon, foi ouvido pelo Correio Braziliense sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
O projeto de autoria do senador Vanderlan Cardoso defende a utilização de recursos próprios para que o Banco Central cumpra as suas funções. Na prática, o Banco Central se tornaria uma empresa pública. 🏦💼

🔗 Confira a matéria completa AQUI.

LEIA MAIS
O conselheiro federal Eduardo Reis Araujo e o presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), Claudeci Pereira Neto, foram ouvidos pelo portal A Gazeta para falar sobre a taxação de compras internacionais, aprovada de forma simbólica pelo Senado na quarta-feira (5).
Conhecido como “taxa das blusinhas”, o tributo estabelecido é de 20% em cima do valor das vendas, afetando grandes varejistas internacionais.

🔗 Confira a matéria completa clicando AQUI.

LEIA MAIS
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem realizaram, nesta quinta-feira (6), a campanha nacional Dia Livre de Impostos. A ação, que já acontece há 18 anos, contou com lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal (DF).
A Reforma Tributária está avançando no Congresso Nacional e por isso o tema ganha ainda mais relevância. Para o conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda, a carga tributária é bastante distorcida no Brasil, em especial, pela tributação brasileira ser maior no formato indireto (embutida nos produtos), na comparação com o imposto direto, que incide sobre a renda.

🔗 Confira a matéria na íntegra AQUI.

LEIA MAIS
O conselheiro federal Fernando de Aquino e o presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, foram ouvidos pelo portal Brasil 61 em matéria sobre o aumento no abate de bovinos.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2024, o indicador registrou um aumento de 24,6%.
A pesquisa mostrou que 23 das 27 Unidades da Federação (UFs) tiveram aumento no abate, com Mato Grosso liderando com 420,07 mil cabeças adicionais.

🔗 Confira a matéria na íntegra clicando AQUI.

LEIA MAIS
Compartilhe a Newsletter Cofecon dessa semana. Compartilhe a Newsletter Cofecon dessa semana.
Expediente:
Paulo Dantas da Costa – Presidente do Cofecon
Flávia Vinhaes – Vice-presidente do Cofecon e coordenadora da Comissão de Comunicação
Aline Tales – Superintendente / Renata Reis – Coordenadora de Comunicação
Manoel Castanho – Jornalista / Raquel Passos – Assessora
Eduardo Costa – Estagiário de Economia
Facebook
Instagram
Twitter
LinkedIn
YouTube
Quer mudar como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou anular sua inscrição.

You may also like

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda

Grupo de alimentos e bebidas exerceu maior pressão,