Há 150 anos inaugurava-se a imigração italiana no Brasil

Há 150 anos inaugurava-se a imigração italiana no Brasil

- in Notícias
0
Comentários desativados em Há 150 anos inaugurava-se a imigração italiana no Brasil

O embarque a vela La Sofia trouxe 388 passageiros de Gênova para trabalharem numa fazenda no Espírito Santo, e inaugurou a fase do afluxo em massa de imigrantes da Itália ao Brasil.

Primórdios do município de Santa Teresa, ES
Alguns dos primeiros imigrantes italianos no Brasil se estabeleceram no hoje município de Santa Teresa, ESFoto: Albert Richard Dietze
Há 150 anos, em 17 de fevereiro de 1874, chegava ao porto de Vitória, na então província do Espírito Santo, uma embarcação a vela chamada La Sofia. A bordo, 388 pessoas oriundas da Península Itálica, na maioria das regiões do Vêneto e de Trento. 
Historicamente, esse é considerado o marco inicial da imigração italiana no Brasil, já que a partir de dali e até 1920 — considerado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , o “momento áureo do largo período denominado como da grande imigração ” — o país recebeu cerca de 3,3 milhões de imigrantes. E o contingente italiano representava 42% do total. 
Se a chegada se deu em 17 de fevereiro, o desembarque dos italianos só começaria quatro dias depois, devido aos procedimentos de quarentena. Por isso, o dia 21 de fevereiro é, oficialmente no Brasil, o Dia Nacional do Imigrante Italiano. 
“O desembarque perdurou até o dia 27”, ressalta a antropóloga Evelize Moreira, pesquisadora do Museu da Imigração, de São Paulo.
A efeméride será celebrada por muitos dos hoje cerca de 35 milhões de ítalo-brasileiros — o Brasil é o país que tem a maior comunidade de descendentes de italianos em todo o mundo.

La Sofia, um empreendimento privado

A chegada dos 388 italianos há 150 anos foi fruto de um empreendimento privado. “Foi um acordo entre um imigrante italiano que já residia no Brasil desde 1850, Pietro Tabacchi, e o Ministério da Agricultura”, contextualiza Moreira. 
Oriundo de Trento, Tabacchi foi pessoalmente à península itálica para arregimentar camponeses. É preciso ressaltar que embora a Itália tenha concluído sua unificação em 1871 , o Trento seguiu sob domínio austro-húngaro — foi anexado à Itália apenas em 1920.
“Não há muitas informações específicas sobre o navio La Sofia. O que se sabe é que partiu do porto de Gênova e desembarcou direto no porto de Vitória”, comenta a antropóloga. “De um modo geral, grande parte dos imigrantes viajava de terceira classe, o que não era muito favorável. Fazia muito calor e eram lugares propícios para divulgação de doenças diversas”.
Segundo a socióloga e historiadora Vania Herédia, professora da Universidade de Caxias do Sul (RS), as viagens de imigrantes da época se destacavam “pela precariedade e pelo excesso de pessoas” a bordo, em navios que em geral apresentavam péssimas condições. 
“Alimentação e higiene eram de baixa qualidade”, acrescenta o sociólogo Paulo Niccoli Ramirez, professor da Fundação Escola de Sociologia de São Paulo e da Escola Superior de Propaganda de Marketing.
Chegando ao Espírito Santo, esses trabalhadores tiveram como primeira tarefa a lida nas terras de Tabacchi, principalmente derrubando jacarandás para exportação. 
“As características da propriedade não eram como as prometidas e o alojamento tinha péssimas condições. Dessa forma, foi gerada a primeira revolta desses trabalhadores, e muitos acabaram por se dirigir para outras colônias em melhor situação”, diz Moreira. 
“Eles não retornaram na colônia o que eles haviam sido prometidos. Temos um registro [dos que foram para] do núcleo Timbuí, em Santa Teresa [hoje município]. As pessoas se estabeleceram lá, mas em condições difíceis e desfavoráveis”, afirma a historiadora Terciane Luchese, professora da Universidade de Caxias do Sul. 
“A imigração para o Espírito Santo foi majoritariamente para núcleos coloniais”, descreve o historiador Paulo Henrique Martinez, professor da Universidade Estadual Paulista. “O trabalho realizado consistiu, inicialmente, na abertura de áreas para cultivo, com a exploração de madeira, pequenas criações e o plantio de gêneros de abastecimento e alimentos. Embora tímida, a cafeicultura absorveu contingentes de trabalhadores estrangeiros ali também”.

You may also like

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda

Grupo de alimentos e bebidas exerceu maior pressão,