Por Seu Dinheiro

O mercado financeiro dispõe de mitologia própria. O rali de fim de ano, sobre o qual tanto falamos até o fim de 2023, é um desses mitos. Ele se confirmou, é verdade, mas não se trata de uma lei da natureza.
Outro mito é o “efeito janeiro”. O termo é especialmente famoso em Wall Street. De fato, os mercados de ações costumam tender à valorização no primeiro mês de cada ano.
O efeito janeiro é atribuído à recomposição das carteiras pelos investidores, que aproveitam a virada de ano para se desfazer de posições perdedoras e assumir novos riscos.
Mas, assim como o rali de fim de ano, não se trata de uma regra. Não acontece do nada. E as condições de mercado neste início de 2024 desfavorecem a ocorrência de um efeito janeiro.
As economias centrais do capitalismo lutam com as armas que dispõem contra o dragão da inflação e relutam em abandonar medidas contracionistas — o que mais adiante pode resultar em recessão e desemprego.
Foi nesse caldeirão que o Ibovespa perdeu o nível de suporte de 130 mil pontos na terça-feira, quando recuou 1,69%.
Hoje, os mercados financeiros internacionais não sinalizam uma recuperação. Pelo contrário. A aversão ao risco predomina.
Os investidores estão na expectativa quanto a uma série de indicadores de atividade econômica, a comentários de autoridades monetárias e ao Livro Bege do Fed.
Na China, o PIB de 2023 cresceu 5,2%, acima da meta de 5% estabelecida pelo governo e em linha com as estimativas. O resultado também representa uma aceleração considerável em relação ao crescimento de 3% em 2022.
Mas se antes os participantes do mercado temiam um desempenho pior da segunda maior economia do mundo, agora desconfiam que o resultado próximo da meta desencoraje o governo a adotar medidas adicionais de estímulo.
ATENÇÃO, CONCURSEIROS
Com 40 vagas e salário de mais de R$ 16 mil, Agência Nacional de Águas divulga edital para concurso público; veja como se inscrever. O concurso público é voltado para profissionais com nível superior de qualquer área de formação; confira as datas das inscrições e das avaliações.