Como foi o Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons?

Como foi o Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons?

- in Notícias
0
Comentários desativados em Como foi o Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons?

Ver esse e-mail no navegador

O XXV Congresso Brasileiro de Economia trouxe uma programação especial para os colaboradores e gestores do Sistema Cofecon/Corecons: o Encontro de Funcionários. O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro, junto do Congresso, em São Luís-MA e contou com xxx inscritos para participação presencial e virtual.

Na abertura do Encontro, o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, e o vice-presidente, Eduardo Rodrigues, deram as boas-vindas aos funcionários e ressaltaram a importância da reunião. “O que nós esperamos é que vocês, que fazem o Sistema acontecer, saiam deste Encontro mais preparados e seguros para os desafios do Conselho. Só é possível termos um Sistema forte e eficaz em prol dos Economistas através do conhecimento e do empenho dos funcionários que tocam os Regionais e o Federal no dia a dia”, salientou Dantas.

“De fato, são assuntos extremamente importantes, foi tão interessante que nós nem percebemos o tempo passar, e poderíamos ficar aqui durante mais horas”, expressou o vice-presidente do Cofecon.

Confira, a seguir, o que disseram os palestrantes de cada painel e confira, em vídeo, as apresentações:

Tema: Fortalecimento profissional e proteção da sociedade: uma abordagem sobre as atividades finalísticas dos Conselhos de Fiscalização Profissional
“As ações dos Corecons precisam visar sempre a efetividade. Ser efetivo não é somente cumprir suas funções burocráticas. O trabalho dos Conselhos precisa gerar valor, precisa se traduzir em valorização profissional. Isso demanda planejamento estratégico. O TCU tem adotado essa abordagem, tem se preocupado com o olhar da sociedade e das categorias sobre os seus Conselhos, afinal esta é a razão de existir desses órgãos. Então, é importante que os Corecons façam sua lição de casa, tenham uma boa governança; sejam transparentes tanto para os órgãos de fiscalização como para as pessoas; digitalizem suas informações; mas, além de tudo isso, encontrem formas de estarem próximos aos Economistas, serem presentes no dia a dia deles e realmente servirem como um apoio decisivo em sua trajetória profissional. Essa postura não só fortalece a categoria, como também protege a sociedade, garantindo a prestação de um serviço legal e adequado”.
Hugo Leonardo Menezes de Carvalho
Atualmente é auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e professor em cursos superiores e pós-graduação nas áreas de contabilidade e administração. Tem experiência em docência e na área de Tributação, Governança, Auditoria e Controle da Administração Pública. 
PALESTRA EM VÍDEO
DOWNLOAD DO MATERIAL
Tema: Presença Profissional On-line: Identidade Digital para Economistas
“O Cofecon fez uma carteira com uma série de itens de segurança. Vários deles não são propriamente para o usuário, mas para coibir a falsificação. Para que o falsificador veja e saiba que se ele tentar falsificar, vai ser pego. A carteira digital só será disponibilizada quando você tiver também a física, por meio do acesso ao QR Code”.
Eduardo Godoi
Gerente de Negócios Thomas Greg do Brasil. Administrador de Empresas com pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, atuando a mais de 20 anos na área comercial-técnica das duas maiores empresas de soluções em impressão de segurança, meios de pagamentos e identificação biométrica, estando nos últimos 14 anos na Thomas Greg & Sons do Brasil.
PALESTRA EM VÍDEO
DOWNLOAD DO MATERIAL
Tema: Transformação Digital na prática: serviços on-line e Cadastro Nacional dos Economistas
“O mundo hoje passa por várias situações de transformação digital, e não temos como falar sobre isso sem falar dos serviços on-line que podemos prestar ao economista. O requerimento de registro pode ser feito totalmente de forma on-line, o processo físico deixa de existir, o acesso é feito pela nuvem. Aquela pessoa que era responsável por aquelas atividades é liberada para executar novas funções”. (Angeilton Lima)

“O consumidor mudou. Ele está informado, está conectado e está preparado. Ou nós fazermos a transformação digital, ou ficaremos para trás. Temos que melhorar nossa comunicação com os economistas”. (Dwan Martininque)

“Os serviços online de todos os Regionais – todos, enfatizou – foram configurados e parametrizados, estamos com ele em funcionamento. Todos os Corecons estão usando a versão mais recente do sietema”. (Daniela Ramos)

Daniela Fernanda Teixeira Ramos tem experiência de 20 anos na área de TI, atualmente faz parte da equipe de colaboradores da empresa Datainfo na área de Governança como Gestora de Demandas, SI e GP Estratégicos (IA), observando as oportunidades, desenvolvendo produtos inovadores e soluções Tecnológicas com valores agregados e tendo como consequência a geração de produtos únicos para a organização.
Angeilton Francisco Lima Faleiro Economista pela na União Pioneira de Integração Social – UPIS. Profissional do Corecon-DF na área de fiscalização e assessoramento. Atua também como Consultor Econômico Financeiro na área de pessoa jurídica (consultoria de empresa) como pessoa física (finanças pessoais).
Dwan Henrique Martiningue é bacharel em Administração de Empresas – IIPR. É profissional do Conselho Regional de Economia do Paraná como chefe de Setor de Tesouraria e Registros. Membro da Comissão do Projeto Piloto para Implementação do Novo Sistema Cadastral. Atua também junto ao Cofecon no projeto para implementação dos Serviços Online em todos os Corecons.
PALESTRA EM VÍDEO
DOWNLOAD DO MATERIAL
Tema:  Modernização tecnológica e administrativa – processos administrativos e Sistema Eletrônico de Informações – SEI
“Nós tínhamos dentro do nosso plenário alguma resistência a entrar no SEI, por receio de que algumas informações fossem compartilhadas, e precisamos ter cuidado com os nossos dados. Isso foi vencido depois de algum tempo de debate. Era muita papelada. O presidente do Corecon-SP fez um vídeo mostrando como era a sede do Regional, e ele mostrou o arquivo, uma sala com cinquenta metros quadrados só com papel. Agora os Conselhos não precisarão mais ter papel e impressoras”.
Clóvis Meurer é economista e administrador, com especialização em Private Equity e Venture Capital, tendo liderado mais de 100 operações. Tem vasto conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos. Foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). É superintendente da Companhia de Participações (CRP) e membro da Associação dos Analistas e Profissionais de Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul).
PALESTRA EM VÍDEO
DOWNLOAD DO MATERIAL
Tema:  Aspectos gerais de contratações nos Conselhos de Fiscalização Profissional, à luz da Lei nº 14.133/2016 (nova lei de licitações)
“Temos duas leis de licitações em vigência, sendo que uma delas deveria ter sido revogada a partir de 1º de abril de 2023. No dia 31 de março foi publicada uma Medida Provisória dilatando o prazo da Lei 8.666/1993 até o dia 29 de dezembro. Este é o cenário hoje”
Saulo David
Agente público federal, gestor público federal e gestor com mais de 15 anos de experiência em licitações.
PALESTRA EM VÍDEO
DOWNLOAD DO MATERIAL
Tema:  As recentes determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) e seus impactos nos Conselhos de Fiscalização Profissional
Na palestra do consultor em gestão pública Paulo Porto foram tratados vários acórdãos do Tribunal, abordando temas relativos à gestão da dívida ativa dos Conselhos; gestão de pessoal; balizamentos da atividade de representação institucional; entre outras questões inerentes à prestação de contas dos Conselhos aos órgãos de fiscalização e à sociedade.
Paulo Porto é graduado em direito pela PUC-Rio, com MBA em Licitações e Contratos Administrativos (AVM Educacional) e pós-graduação em Gestão Público-Legislativa (USP) e Direito para a Magistratura  (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).
PALESTRA EM VÍDEO
DOWNLOAD DO MATERIAL
Concurso de Boas Práticas do Sistema Cofecon/Corecons
O último programa do Encontro foi o Concurso de Boas Práticas dos Corecons. Nesse evento, os funcionários dos Regionais apresentaram projetos e inovações de seus Conselhos e concorreram a premiações. Os seguintes estados se inscreveram no Concurso: Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Sergipe.

O Corecon-DF, representado por seu gerente Daniel Passos, apresentou diversas medidas de modernização tecnológica e como o CORECON-DF utiliza as tecnologias da informação para facilitar as suas atividades do dia a dia e atendimento ao Economista.

Josiane Tavares, gerente do Corecon-ES, expôs uma conquista importante do seu Regional na área da educação: a inauguração do curso de Ciências Econômicas no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

O projeto apresentado pelo Corecon-PR, por meio de seu chefe de Tesouraria e Registro, Dwan Henrique, trata da digitalização dos principais serviços, incluindo o próprio processo de registro, emissão de certidões, entre outros.

O gerente executivo do Corecon-SP, Júlio Poloni, apresentou a “Campanha Orçamento Público e Transparência Popular”, que visa enfatizar a importância do orçamento para a sociedade e estimular a atuação dos Economistas nessa área.

O Corecon-SE, representado por sua gerente Artemisa Batista, mostrou diversas parcerias em prol dos Economistas da região. As parcerias são a forma que o Regional encontrou para ampliar suas ações em benefício aos profissionais registrados.

Após a votação, o primeiro lugar coube ao Corecon-SE, com o Corecon-ES em segundo lugar e o Corecon-PR em terceiro. A programação se encerrou com uma grande confraternização entre os funcionários dos Corecons e os colaboradores do Cofecon.

You may also like

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda

Grupo de alimentos e bebidas exerceu maior pressão,