Agenda econômica: feriado no Brasil encurta semana e reduz liquidez; balanços de grandes bancos movimentam as bolsas internacionais

Agenda econômica: feriado no Brasil encurta semana e reduz liquidez; balanços de grandes bancos movimentam as bolsas internacionais

- in Notícias
0
Comentários desativados em Agenda econômica: feriado no Brasil encurta semana e reduz liquidez; balanços de grandes bancos movimentam as bolsas internacionais

A ausência de indicadores na semana do feriado de Tiradentes coloca as atenções dos investidores nos dados do exterior

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro

calendário, agenda, investidor
Imagem: Freepik
O período de frio começa a tomar conta das terras brasileiras, mas outra temporada promete esquentar os negócios: a de resultados das empresas locais. Por aqui, a agenda da semana conta com o início da janela de balanços  do primeiro trimestre de 2023 — e se a safra começa tímida no Brasil, lá fora a coisa promete pegar fogo.

Oficialmente, as Indústrias Romi dão a largada na temporada de balanços brasileira logo na terça-feira (18), após o fechamento dos mercados. A Usiminas faz a divulgação dos seus resultados na quinta-feira (20), antes da abertura.

Os investidores, entretanto, terão uma semana mais curta pela frente, em virtude do feriado de Tiradentes, na sexta-feira (21) — assim, a publicação dos resultados de empresas com maior peso só deve acontecer a partir do dia 24.

No campo dos indicadores locais, vale destacar o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) em janeiro. Isso porque o indicador, considerado uma “prévia” do PIB, deve apresentar contração, segundo expectativas do mercado.

Assim, sem maiores destaques para o cenário local — e de olho no frio que se aproxima e na pausa para o feriado —, os investidores acompanham os dados do exterior.

Logo de cara, na segunda-feira (17), serão conhecidos os dados mais recentes da economia chinesa; os números do PIB, da produção industrial e do desemprego no gigante asiático, no entanto, só devem sair quando for noite no Brasil.

Mas isso não é motivo para desânimo — já que, quando o sol raiar, é um novo dia para aventuras.

Em meio à implosão  do Silicon Valley Bank (SVB) e do First Republic Bank, a temporada de balanços dos Estados Unidos começou na última sexta-feira (14) com JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup.

Os resultados foram positivos, e agora é a vez do Bank of America (BofA) e do Goldman Sachs publicarem seus resultados, na terça-feira; BlackRock e Morgan Stanley vêm em seguida, na quarta.

Para pincelar a reta final da semana, as prévias dos números de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos fecham o período na sexta-feira (21).

You may also like

Seminário Metropolitano de Planejamento