Ibovespa: Governo corre para apagar incêndio e mercado reage

Ibovespa: Governo corre para apagar incêndio e mercado reage

- in Notícias
0
Comentários desativados em Ibovespa: Governo corre para apagar incêndio e mercado reage
Carlos Lupi
As declarações de Lupi provocaram ruídos no próprio governo e Lula tratou de marcou uma reunião ministerial com os 37 ministros  (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Ibovespa, que iniciou o dia em estabilidade, fechou o dia em alta de 1,12%, a 105.334 pontos, recuperando parte dos tombos nas últimas sessões. O pregão foi marcado por falas do novo governo do presidente Lula.

A primeira ocorreu após a posse de Geraldo Alckmin como ministro da Indústria e Comércio, quando Rui Costa, da Casa Civil, negou que a reforma da Previdência está sendo reavaliada, como disse Carlos Lupi (PTB) em cerimônia de posse ontem.  O comentário foi suficiente para fazer o Ibovespa disparar.

“Não tem nada em pauta, nenhum estudo sendo feito sobre reforma de Previdência ou revisão de reforma. Não está nem sendo pensado nisso, muito menos analisado em um documento”, disse Costa a jornalistas antes da cerimônia de posse da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Questionado sobre a fala de Lupi, o ministro da Casa Civil disse que “não confunde com a opinião do governo”.

“Só passa a ser opinião do governo quando ela for ratificada por quem teve mais de 60 milhões de votos, que é o presidente da República”, afirmou.

As declarações de Lupi provocaram ruídos no próprio governo e Lula tratou de marcou uma reunião ministerial com os 37 ministros para sexta-feira.

Já as ações da Petrobras (PETR4), que iniciaram o dia em queda, dispararam após Jean Paul Prates, futuro CEO da estatal, negar que vá interferir na política de preços.

“Não vai desvincular com preço internacional, vai desvincular da paridade de importação… Sem forçar, sem impor tabelamento, sem absolutamente nenhuma intervenção direta no mercado. Apenas usando a vantagem competitiva de quem está aqui versus quem está lá fora”, disse Prates a jornalistas em Brasília.

“Com certeza foi isso que puxou Petrobras”, afirmou o gestor de uma empresa ligada a previdência complementar, com sede no Rio de Janeiro.

Nos EUA, o índice S&P 500 encerrou em alta nesta quarta-feira na esteira da divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve, que mostrou as autoridades do banco central norte-americano focadas em controlar a inflação, mesmo depois de concordarem em desacelerar o ritmo de aumentos da taxa de juros.

You may also like

Reforma tributária: novo sistema prevê garantias a empresas durante fase de transição

Criado para compensar empresas beneficiárias de incentivos fiscais,