Os fundos de previdência para NÃO investir

Os fundos de previdência para NÃO investir

- in Notícias
0
Comentários desativados em Os fundos de previdência para NÃO investir
Os fundos de previdência para NÃO investir
Com Pedro Claudino
18 de outubro de 2026
Em outubro as bruxas voltam a aparecer por todos os lados. Nas vitrines, nas fantasias, nos filmes de terror. São personagens tão familiares que às vezes esquecemos que a expressão “caça às bruxas” nasceu de uma história muito menos divertida.

Durante séculos, pessoas foram perseguidas e responsabilizadas por acontecimentos que não conseguiam explicar. Bastava encontrar um culpado, mesmo que ele não tivesse qualquer relação com o problema.

Curiosamente, o mundo dos investimentos também tem suas próprias caças às bruxas. E talvez uma das vítimas mais conhecidas seja a previdência privada.

Basta mencionar o assunto em uma conversa para ouvir alguém dizer que previdência não rende, que é um investimento ruim ou que só serve para o banco ganhar dinheiro.

E, para ser justo, não é difícil entender de onde veio essa fama.

Imagine alguém que passou décadas reservando parte do salário para construir sua aposentadoria.

Seguiu a recomendação do gerente do banco, fez seus aportes regularmente e deixou o dinheiro investido, acreditando que estava cuidando do próprio futuro.

Anos depois, ao finalmente conferir os resultados, descobriu que seu fundo havia passado boa parte do tempo rendendo menos que o CDI, uma das referências mais básicas da renda fixa brasileira.

Pior: pagava taxas de administração elevadas por uma estratégia que, muitas vezes, não tinha praticamente nenhuma sofisticação.

O dinheiro até cresceu. Mas poderia ter crescido muito mais.

Infelizmente, essa história está longe de ser apenas uma hipótese.

Há anos, nossos levantamentos encontram fundos de previdência com bilhões de reais sob gestão, taxas excessivas e resultados decepcionantes.

Muitos desses produtos foram distribuídos em agências bancárias, em um modelo no qual os incentivos de quem recomendava o investimento nem sempre estavam alinhados aos interesses de quem investia.

O resultado foi uma geração de investidores que passou a associar a previdência a um produto caro e pouco rentável.

POWERED BY EMPIRICUS RESEARCH
Alta de até 312%: Como ‘desbloquear’ lucros com o rali eleitoral?
A vantagem de Flávio Bolsonaro no 1º turno das eleições intensificou o rali eleitoral e investidores que seguiram as recomendações da Carteira de Opções da Empiricus tiveram a chance de capturar uma valorização de até 312%. No novo episódio do Empiricus Analisa, Isabelle Oliveira, analista da casa, explica em detalhes essa alta e como acompanhar as próximas recomendações. Clique aqui para assistir.
Mas será que estávamos perseguindo a bruxa certa? 

Ao longo dos últimos meses, conversamos aqui sobre diversas vantagens da previdência privada. Benefícios tributários, planejamento sucessório e flexibilidade para mudar de estratégia sem antecipar o pagamento de impostos.

Nada disso deixa de existir porque um fundo é ruim.

A questão é que uma estrutura eficiente não faz milagres. Por melhores que sejam suas vantagens, elas não compensam automaticamente um investimento caro e mal administrado.

E o tamanho desse problema impressiona.

Em nosso levantamento, identificamos cerca de R$ 815 bilhões investidos em fundos de previdência que combinam custos elevados e resultados decepcionantes.

Por isso, aproveitamos este Halloween para compartilhar nossa tradicional lista dos fundos de previdência que não recomendamos. São mais de 200 fundos que, por seus custos e histórico de desempenho, merecem um sinal de alerta.

Se você já investe em previdência, vale dedicar alguns minutos para verificar se seu fundo está entre eles. E, caso encontre alguma dessas assombrações na sua carteira, a boa notícia é que existe uma saída.

Confira a lista completa na coluna Plano A deste domingo, lá no Seu Dinheiro, e veja o que fazer caso você seja vítima de uma dessas assombrações.

👀 Gostou do Seu Dinheiro no seu domingo?

Encaminhe esta newsletter para alguém que você acha que também vai gostar.

MAIS SOBRE O AUTOR
Pedro Claudino
Formado em Ciências Econômicas pela Unifesp e certificado CPA-20 pela Anbima. Integra o time de análise de fundos de investimento da Empiricus desde o início de 2022.
COLABORAÇÃO

Julia Wiltgen e Luísa Ribeiro


Siga a gente em nosso Instagram e receba todo dia notícias exclusivas, análises de mercado e oportunidades da Bolsa, criptomoedas e renda fixa.
Seu Dinheiro, uma empresa de Empiricus
Copyright © 2026 Seu Dinheiro. Todos os direitos reservados.
Sobre esta newsletter: Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu na newsletter do Seu Dinheiro. Enviamos oportunidades de investimento de nossos parceiros para que você possa ganhar dinheiro de forma estratégica – independente do seu perfil de investidor.

You may also like

Holding e a Reforma Tributária: live ao vivo comigo

Seu cliente tem uma holding. Mas será que