Segundo elétrico mais vendido do Brasil ultrapassa 1 milhão de unidades vendidas no mundo

Segundo elétrico mais vendido do Brasil ultrapassa 1 milhão de unidades vendidas no mundo

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Isabelle Miranda

Por

Isabelle Miranda
03 dez 2025,
BYD Dolphin. Imagem: Reprodução BYD
BYD Dolphin. Imagem: Reprodução BYD

BYD Dolphin acaba de atingir um marco que poucas montadoras imaginariam para um hatch 100% elétrico com menos de quatro anos de mercado. A fabricante chinesa confirmou que o modelo ultrapassou 1 milhão de unidades comercializadas globalmente, consolidando-se entre os carros elétricos mais populares do planeta — e como o veículo de entrada mais bem-sucedido já produzido pela BYD.

 

Lançado em agosto de 2021, o Dolphin foi projetado para popularizar o acesso ao carro elétrico, combinando autonomia competitiva, conectividade e preço mais acessível frente a modelos a combustão.

Um elétrico compacto e acessível

Na linha 2025, o BYD Dolphin é ofertado na China em quatro configurações, com preços entre 99.800 e 129.800 yuans (equivalentes a R$ 75,3 mil a R$ 98,3 mil) e autonomia variando entre 420 km e 520 km no ciclo CLTC.

Na versão de entrada, o compacto traz uma bateria Blade de 44,9 kWh, com 95 cv e 18,3 kgfm. No topo da gama, a bateria maior de 60,4 kWh entrega 204 cv e 31,6 kgfm.

O modelo também oferece recarga rápida, permitindo ir de 30% a 80% em 30 minutos. Entre os itens de tecnologia, estão painel digital de 5 polegadas e central multimídia de 10,1 ou 12,8 polegadas, conforme a versão.

 

Por que o Dolphin vende tanto?

O bom desempenho comercial não se explica apenas pelo valor cobrado. Três fatores ajudam a justificar a escala:

1. Plataforma dedicada

Construído sobre a e-Platform 3.0, o modelo oferece maior eficiência energética e redução de custos de produção.

 

2. Bateria Blade, diferencial da BYD

Desenvolvida pela própria marca, a Blade Battery virou referência em segurança térmica e durabilidade.

3. Estratégia global coordenada

Com foco em clientes que estão migrando do motor a combustão para o elétrico, o Dolphin se tornou o “porta de entrada” da BYD em dezenas de mercados na ÁsiaEuropaOriente Médio e América Latina.

 

O impacto do marco para o setor automotivo

Globalmente, o desempenho reforça a posição da BYD entre as montadoras que mais avançam no segmento de elétricos de entrada, beneficiada pela demanda crescente por modelos compactos e acessíveis.

No Brasil, o Dolphin segue como peça-chave da expansão da marca no país. Entre janeiro e outubro deste ano, foram 12.999 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave.

O hatch já é o segundo carro 100% elétrico mais vendido do mercado brasileiro e ocupa a sétima posição entre os hatches mais comercializados no geral.

Com volume acumulado expressivo desde que chegou ao país, o Dolphin tem ajudado a ampliar a presença da BYD no mercado nacional de eletrificados.

 

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