Artigo: Pensadores da Economia Brasileira

Artigo: Pensadores da Economia Brasileira

- in Notícias
0
Comentários desativados em Artigo: Pensadores da Economia Brasileira

Luiz Alberto Machado[1]

 

Foi lançado no dia 25 de outubro o livro Pensadores da Economia Brasileira (Rio de Janeiro, Editora Processo, 2025), uma obra coletiva sobre grandes personagens que contribuíram para que o Brasil, apesar dos notórios problemas e obstáculos, atingisse a condição de uma da maiores economias do mundo.

O lançamento marcou a comemoração do primeiro aniversário do Instituto de Inteligência Econômica, um think tank que reúne economistas inquietos e comprometidos com o futuro do Brasil. Profissionais com diferentes trajetórias e afinidades com diversas escolas de pensamento, que decidiram somar forças para oferecer não apenas diagnósticos sólidos, mas também propostas viáveis e caminhos de desenvolvimento sustentável e inclusivo para o País. O lema do Instituto, que ilustra a convicção de seus integrantes, é “o Brasil pode mais”.

 

Organizado pelos professores Roberto Luis Troster e Luiz Alberto Machado, o livro foi concebido para se chamar Meu economista preferido. Porém, à medida que o projeto foi se desenvolvendo, constatou-se que diversos dos biografados no livro não eram propriamente economistas, embora tenham atuado na gestão da nossa economia ou colaborado para a consolidação da profissão, escrevendo ou promovendo a sua popularização. Alguns porque atuaram numa época em que sequer havia o curso de ciências econômicas em nosso país, como os Viscondes de Cairu e de Itaborahy. Outros por terem formações distintas, como Joaquim Murtinho, médico, Oswaldo Aranha, advogado e diplomata, Roberto Simonsen, engenheiro e empresário, e Joelmir Beting, jornalista.

 

Diante da impossibilidade de manter o título imaginado inicialmente, foi decidido pelos autores, quase todos integrantes do Instituto de Inteligência Econômica, alterá-lo para Pensadores da Economia Brasileira. Nesse sentido, 28 personalidades, todas já falecidas, foram homenageadas por 27 autores que focalizaram suas biografias e principais aspectos das trajetórias profissionais.

 

Dentre os autores, encontram-se vários que participaram ativamente das entidades representativas dos economista: Carlos Roberto de Castro escreveu sobre o professor João Paulo de Almeida Magalhães; Celina Martins Ramalho escreveu sobre Oswaldo Aranha; Cláudio Gonçalves dos Santos escreveu sobre Roberto Campos; Eduardo José Monteiro da Costa escreveu sobre Celso Furtado e Wilsin Cano; Francisco Prisco Neto escreveu sobre Joelmir Beting; Jin Whan Oh escreveu sobre Mário Henrique Simonsen;  Luiz Alberto Machado escreveu sobre Celso Furtado, Eugênio Gudin e Joaquim José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaborahy; Marcelo Martinovich escreveu sobre João Paulo dos Reis Velloso; Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos escreveu sobre Isaac Kerstenetzky; Maria Alejandra Madi escreveu sobre Octávio Gouvêa de Bulhões; Mônica Beraldo escreveu sobre Mário Sergio Fernandez Sallorenzo; Nancy Gorgulho Braga escreveu sobre Maria da Conceição Tavares; Paulo Brasil Corrêa de Mello escreveu sobre Armando Dias Mendes; Roberto Luis Troster escreveu sobre José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu e Antonio Delfim Netto;  Roberto Macedo escreveu sobre Affonso Celso Pastore; e Vera Martins da Silva escreveu sobre Roberto Simonsen.

 

Por se tratar de uma fantástica viagem pela história econômica do Brasil, contemplando personagens que se destacaram do Império até nossos dias, recomendo vigorosamente a leitura de Pensadores da Economia Brasileira.

[1] Economista, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie, mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), é sócio-diretor da empresa SAM – Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas e consultor da Fundação Espaço Democrático. Foi presidente do Corecon-SP e do Cofecon.

You may also like

Descubra os bastidores da Bolsa com as entrevistas exclusivas do E-Investidor

Visualizar este e-mail como página web Anote na agenda!