Além da premiação estudantil, a solenidade reservou um momento especial para homenagear o ex-governador e senador Teotônio Vilela Filho, agraciado com a prestigiosa Comenda Celso Furtado
Fotos e colaboração de texto de Ivaldo Pinto
A manhã desta quinta-feira, 16, foi de celebração e debate em Maceió com a realização da 13ª edição do Prêmio de Estímulo ao Estudante de Economia 2025. O evento, que reconhece o talento e dedicação dos futuros economistas alagoanos, aconteceu durante um café da manhã no Salão Manguaba, do Best Western Premier, na praia da Ponta Verde.
Sob a presidência de Marcos Calheiros (óculos escuro na camisa) dirigente máximo do Conselho Federal de Economia de Alagoas (Corecon-AL), a solenidade foi uma promoção conjunta do Corecon-AL e do Sindicato dos Economistas do Estado de Alagoas (Sindecon-AL).
Reconhecimento e homenagem
O ponto alto da premiação foi o reconhecimento dos estudantes de Economia com melhor desempenho. Os premiados desta edição foram:
- 1º lugar: Guilherme de Souza Castilho
- 2º lugar: Vitória Leandra Santos Camilo
- 3º lugar: José Raniery Souza Oliveira Sobrinho
Além da premiação estudantil, a solenidade reservou um momento especial para homenagear o ex-governador e senador Teotônio Vilela Filho, agraciado com a prestigiosa Comenda Celso Furtado, outorgada pelo Corecon-AL, em reconhecimento às suas contribuições.
Inteligência Artificial em Foco
A solenidade também foi palco de um importante debate sobre a temática mais em evidência na atualidade: a Inteligência Artificial. O renomado professor Luiz Carlos Barnabé proferiu a palestra magna do evento, com o tema: “A História da Inteligência Artificial Até Hoje”.
O professor Barnabé, que foi eleito Professor do Ano 2025 do Estado de São Paulo, é jornalista, economista, mestre em Administração e atua como professor universitário e pesquisador em instituições como a Universidade São Caetano do Sul (USCS), Universidade Santa Cecília e Instituto Atlântico. Sua abordagem sobre a trajetória da IA agradou a todos os presentes.
Participaram da solenidade dirigentes do Corecon-AL, Sindecon-AL, economistas e os estudantes de Economia premiados. O evento reforçou o compromisso das entidades com a formação de excelência e a atualização profissional no campo da Economia.