Palestrantes confirmados
A palestra de abertura do evento (07/10, 19h) estará a cargo do economista Gabriel Ferraz Aidar, superintendente de Planejamento e Pesquisa Econômica no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele é graduado pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aidar atua no BNDES desde 2010.
A palestra de encerramento do Congresso (09/10, 19h) será do economista e diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (BCB), Gilneu Vivan. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Gestão Econômica de Negócios pela Universidade de Brasília, Vivan desempenhou sua carreira na área bancária e ingressou no BCB em 1994. Entre 2013 e 2024 ele foi chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro na autarquia.
A mesa de reforma tributária (08/10, 14h) terá o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Ele é graduado pela Universidade de São Paulo e, entre 2003 e 2009, foi secretário de Política Econômica e de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda. Entre 2015 e 2022 foi diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank voltado ao desenvolvimento de propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro.
O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, participará da mesa intitulada “Emprego e renda: os desafios traçados para o trabalho decente – entre as transições climática, digital e geoeconômica” (08/10, 11h). Pochmann foi professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O economista também participará do painel sobre economia solidária, junto à presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, e ao professor Renato Dagnino (09/10, 9h).
A mesa de desenvolvimento nacional (08/10, 9h) terá a presença do economista Antonio Corrêa de Lacerda, professor-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autor e organizador de mais de 20 livros – entre eles “Desnacionalização”, ganhador do Prêmio Jabuti de 2001 na área de economia. Foi presidente do Cofecon por quatro mandatos e atualmente é coordenador da Comissão de Política Econômica da autarquia.
O Fórum da Mulher Economista e Diversidade contará, entre outras palestrantes de destaque, com a economista Dirlene Silva, mestre em Gestão e Negócios. Ela atuou por mais de 25 anos como executiva nas áreas de finanças e gestão estratégica de empresas. Dirlene recebeu o prêmio Linkedin Top Voices e o troféu Business Woman foi reconhecida pela revista Wired como uma das 50 pessoas mais criativas do Brasil. Ela falará no painel A Mulher e o Dinheiro (08/10, 10h).
A mesa de Mercado Financeiro (08/10, 10h) terá um dos principais nomes do País no assunto: o economista André Perfeito. Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política (PUCSP), atuou como docente e foi economista-chefe de diversas instituições, além de sócio da NECTON Investimentos.
O Fórum sobre Perspectivas do Desenvolvimento Regional Brasileiro (09/10, 16h15) contará com a participação Elias Jabbour, presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (Rio de Janeiro) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Jabbour é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e foi consultor sênior do Novo Banco de Desenvolvimento (2023-2024), na China.
Estes são apenas alguns entre muitos outros especialistas que estarão em Porto Alegre para participar dos debates. O que falta para você fazer a sua inscrição? Acesse o site do Congresso https://cbe.cofecon.org/) confira a programação e inscreva-se no evento AQUI. |