América do Sul e Europa lideram ranking que mede buscas por voos ao Brasil; interesse americano e britânico caiu com relação a 2024
Laís Campos
30 de setembro de 2025
O Brasil recebeu quase 6 milhões de turistas internacionais de janeiro a julho de 2025, segundo dados da Embratur – Imagem: iStock / marchello74
O Brasil experimenta um bom momento no turismo. E o último trimestre deste ano parece vir reforçado por um crescimento no interesse de nossos vizinhos latinos e do público europeu. Ao menos de acordo com um levantamento feito pela plataforma de busca de viagens KAYAK.
A empresa analisou as procuras de voos com partida de cidades internacionais e destino ao solo brasileiro de setembro a dezembro de 2025. No período, cidades europeias ocuparam mais de metade das 15 entradas do ranking. Mas foi o crescimento do interesse de passageiros latinos que chamou a atenção.
Crescimento dos hermanos
A começar por Santiago, no Chile. Primeiro lugar na lista das cidades com mais buscas por voos que se destinam ao Brasil, a cidade teve um crescimento de 31% no interesse, na comparação com 2024.

Além disso, o mesmo comportamento foi observado em outros hubs de origem latina, como Montevidéu, no Uruguai, que ficou na 5ª posição, com 31% mais buscas, na comparação com 2024.
A surpresa ficou por conta de Lima, no Peru, e de Bogotá, na Colômbia. Nos 6º e 9º lugares no ranking, respectivamente, as duas cidades tiveram altas comparativas de 83% e de 70% nos voos para o Brasil.
Buenos Aires, na Argentina, completa a lista de cidades latinas com mais buscas por passagens com destino brasileiro. Aliás, na 13ª posição, os hermanos procuraram 27% mais voos em 2025 do que para o mesmo período, em 2024.
Estudo aponta a cidade mais feliz do mundo para turistas; e a campeã é…
Nossos vizinhos podem até estar buscando mais por passagens com destino ao Brasil, mas num comparativo geral, a Europa sai na frente quando o assunto é interesse pelo país.
Oito dos 15 hubs listados pelo KAYAK têm origem no Velho Continente. No top 5, há Lisboa, em Portugal, na 2ª posição; Paris, na França, na 3ª; e Londres, no Reino Unido, na 4ª.

Em seguida há Frankfurt, na Alemanha, como a 7ª origem mais interessada pelo Brasil; Copenhague, na Dinamarca, em 8º lugar; Porto, também em Portugal, na 11º posição; e Zurique, na Suíça, na 12ª. Por fim, Munique, na Alemanha na 14ª.
Desinteresse americano?
A lista ainda aponta outro insight interessante, uma queda da busca ano a ano para as duas cidades americanas da lista. Estamos falando de Nova York e Miami, nos Estados Unidos. 10º e 15º lugares na lista, respectivamente, as duas cidades de origem tiveram expressivos 17% e 25% menos buscas quando comparadas ao mesmo período de 2024.
A única outra cidade de origem que demonstrou menos interesse pelo Brasil foi Londres, que mesmo com 11% menos buscas, segurou sua 4ª posição no ranking de interesse.

Turismo em alta
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) revelam que o país recebeu quase 6 milhões de turistas internacionais de janeiro a julho de 2025. Trata-se de um aumento de 47,5% nas comparações feitas ano a ano.
Somente no mês de julho, como aponta a instituição, o Brasil contabilizou 620.143 chegadas de outros países, um avanço de 41,9%, ou seja, 183 mil viajantes a mais, quando comparado a julho de 2024. De acordo com a Embratur, a alta reflete o fortalecimento da imagem do país como destino turístico e os esforços conjuntos para a promoção brasileira no exterior.
Além disso, a preferência latina tampouco é novidade por aqui. Como divulgado pela Exame, ao todo, 3,8 milhões de turistas latino-americanos visitaram o Brasil de janeiro a junho deste ano. Inclusive, esse número se destaca em relação aos 2,3 milhões do mesmo período de 2024. Os dados também são da Embratur.
Segundo o veículo, os turistas da América Latina já representam dois em cada três turistas que visitam o Brasil. Até junho, aliás, o número total de visitantes foi de 5,3 milhões, um aumento de 48,2%.
Confira abaixo o ranking completo dos destinos de onde vêm os turistas estrangeiros que mais têm se atraído pelo Brasil:
- 1. Santiago, no Chile
- 2. Lisboa, em Portugal
- 3. Paris, na França
- 4. Londres, no Reino Unido
- 5. Montevidéu, no Uruguai
- 6. Lima, Peru
- 7. Frankfurt, na Alemanha
- 8. Copenhague, na Dinamarca
- 9. Bogotá, na Colômbia
- 10. Nova Iorque, nos Estados Unidos
- 11. Porto, em Portugal
- 12. Zurique, na Suíça
- 13. Buenos Aires, na Argentina
- 14. Munique, na Alemanha
- 15. Miami, nos Estados Unidos
O investimento em turismo no Brasil
“O Brasil hoje encanta o mundo, e isso não é apenas uma boa notícia para o turismo, é uma vitória para o nosso povo” disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em nota oficial.
De acordo com Freixo, ao escolherem o Brasil, os turistas movimentam a economia, geram empregos, aquecem o comércio local, fortalecem a cultura e criam novas oportunidades de negócios. Além disso, ele aponta que o crescimento histórico na quantidade de viajantes internacionais no país não é por acaso. “É fruto de uma política pública que entende o turismo como vetor de desenvolvimento, inclusão e valorização da nossa diversidade”, complementa.

Já para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem uma mudança de patamar do setor. “Receber quase 6 milhões de turistas estrangeiros em sete meses é um feito histórico que mostra que o Brasil voltou ao protagonismo no cenário internacional”.
Por fim, Sabino indica que isso significa mais empregos, e, consequentemente, mais renda e oportunidades para a população. “O mundo está redescobrindo o Brasil, e nós estamos preparados para receber cada vez mais visitantes”, complementa.
Laís Campos
Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.