Nesta sábado, 16, a atmosfera na Associação Comercial de Maceió estava repleta de emoção e reconhecimento, ao homenagear a renomada artista alagoana, Tânia Pedrosa. O evento foi marcado pela presença de diversas lideranças locais, incluindo o presidente do Conselho Regional de Economia- Corecon/AL, Marcos Calheiros, que prestigiou a cerimônia.
Tânia Pedrosa foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Essa honraria, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da própria Univerdsidade, destaca o compromisso da UFal em valorizar e promover a produção artística e cultural da região. A escolha da artista, diz Marcos Calheiros demonstra a relevância de seu trabalho e sua contribuição significativa para as artes visuais em Alagoas e no Brasil.
O evento que foi conduzido pelo reitor da UFAL, Josealdo Tonholo e sua vice Eliane Aparecida, foi especialmente programado para homenagear somente Tânia Pedrosa, cujo momento reuniu artistas, políticos, lideranças, amigos e familiares de Tânia
Durante a solenidade, Marcos Calheiros e o empresário Arnaldo Calheiros, seu irmão foram recebidos por Sérgio Moreira, filho da homenageada. Hildênia Oliveira, museóloga e professora, ressaltou em suas palavras que essa honra não é apenas um reconhecimento do talento individual de Tânia, mas também um destaque ao colecionismo e à dedicação ao mundo das artes que ela cultivou ao longo de sua vida. A homenagem simboliza uma valorização coletiva do rico legado cultural que Alagoas abriga.