André Roncaglia receberá Prêmio Personalidade Econômica do Ano 2024 

André Roncaglia receberá Prêmio Personalidade Econômica do Ano 2024 

- in Notícias
0
Comentários desativados em André Roncaglia receberá Prêmio Personalidade Econômica do Ano 2024 

 28 de março de 2025

Diretor-executivo do FMI estará em Brasília no dia 03 de abril e comparecerá à sede do Cofecon para receber a honraria

O Conselho Federal de Economia receberá nesta quinta-feira (03), às 16h, o economista André Roncaglia de Carvalho, diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele estará na sede de autarquia para receber das mãos da presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, o prêmio Personalidade Econômica do Ano.

Com uma trajetória marcada pelo rigor acadêmico e pelo compromisso com a análise crítica da economia brasileira, André Roncaglia tem se consolidado como uma das vozes mais influentes do pensamento econômico no país. Atua nas áreas de macroeconomia, economia política e desenvolvimento, com pesquisas que abordam temas como política industrial, distribuição de renda e papel do Estado.

Roncaglia é graduado e mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de várias instituições, entre as quais a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB). É autor de diversos livros, vários deles em parceria com outros autores, entre os quais destacam-se: Poder e Desigualdade (com Cesar Calejon), Bidenomics nos Trópicos (com Nelson Barbosa) e Brasil: Uma Economia que Não Aprende (com Paulo Gala). Em 2024 foi nomeado diretor-executivo do FMI.

Votação

A premiação reconhece economistas que se destacam por sua contribuição à profissão de economista e à ciência econômica, tanto na vertente teórica quanto na aplicada, seja por meio da pesquisa, do ensino, da atuação no setor público ou privado, ou da disseminação do conhecimento econômico para a sociedade. Entregue desde 2004, já premiou economistas como Maria da Conceição Tavares (2010), Paulo Nogueira Batista Junior (2012), Eduardo Gianetti da Fonseca (2015), Otaviano Canuto (2014), e Gabriel Galípolo (2023).

A votação tem início com as indicações feitas pelos conselheiros federais e pelos Conselhos Regionais de Economia – cada um pode indicar até dois nomes. Com base em todas as sugestões recebidas, e verificados os critérios de elegibilidade, o plenário do Cofecon é responsável pela elaboração de uma lista com 10 nomes. Dentre eles, os Corecons elaboram uma lista tríplice, dentro da qual o plenário do Cofecon deverá eleger um ganhador – necessariamente por maioria.

As premiações do Cofecon referentes ao ano de 2024 foram entregues no dia 20 de fevereiro. A entrega do prêmio Personalidade Econômica do Ano 2024 foi postergada devido ao fato de Roncaglia estar fora do País.

You may also like

Participe do encontro sobre os plugins que estão transformando a educação

Os plugins acadêmicos já estão ajudando centenas de instituições de