Alternativas para Políticas de Dívida, Juros e Câmbio

Alternativas para Políticas de Dívida, Juros e Câmbio

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Alternativas para Políticas de Dívida, Juros e Câmbio

Carlos Augusto de Carvalho, Gilton Carneiro dos Santos, Luiz Afonso Simoens da Silva e Newton Ferreira Marques

Este documento é um trabalho coletivo de funcionários aposentados do Banco Central do Brasil (BCB). Seu objetivo é fazer uma crítica à política econômica vigente no Brasil desde o final dos anos 1990, que ficou conhecida como tripé macroeconômico.

Após um longo período de inflação muito alta, esse tripé visou o controle da inflação (meta inflacionária anual), a flutuação da taxa de câmbio (associada a uma ampla abertura aos fluxos financeiros internacionais) e o equilíbrio das contas públicas. Essa orientação de política econômica ainda vige e segue as recomendações da academia norte-americana, no que ficou conhecido como Consenso de Washington. Às vezes, ela tem sido denominada de macroeconomia da globalização.

Na perspectiva dos autores, esse tripé se tornou, em grande medida, um instrumento anti-desenvolvimentista, por ter dado ênfase exclusiva aos aspectos inflacionários, que foram razoavelmente contidos, em detrimento do desenvolvimento econômico, mostrando-se incapaz de viabilizar uma saída consistente do estado de semiestagnação em que se encontra o País nos últimos cerca de quarenta anos. O período anterior de forte crescimento, no século XX, ficou para trás e parece ter sido esquecido pelos seus dirigentes e por suas elites.

É mais do que hora de mudar de caminho. Já se passaram vinte e cinco anos de uma questionável preferência absoluta pelo combate à inflação, ainda que ela seja uma variável essencial. É preciso expandir as mentes e implantar medidas de política econômica que favoreçam o retorno do crescimento e a melhoria das condições de vida do povo.

Três são as seções constitutivas deste texto. Elas se reportam a variáveis fundamentais: taxa de juros, taxa de câmbio e seus impactos na dívida mobiliária federal interna. A pretensão é elencar algumas medidas, nove ao todo, que aprimorem a condução da política econômica e tornem menos custosa a gestão da dívida pública.

Leia mais »

About the author

You may also like

Participe do encontro sobre os plugins que estão transformando a educação

Os plugins acadêmicos já estão ajudando centenas de instituições de