Comentários desativados em ENC: Inscreva-se: Desafios e as oportunidades da economia solidária no Brasil e no mundo
De: “Cofecon” <imprensa@cofecon.org.br> Enviada: 2024/12/09 16:38:46 Para: ma.calheiros@uol.com.br Assunto: Inscreva-se: Desafios e as oportunidades da economia solidária no Brasil e no mundo
O Conselho Federal de Economia (Cofecon) convida economistas, estudantes e interessados na temática para um evento especial em comemoração ao Dia da Economia Solidária. A transmissão será realizada no dia 12 de dezembro, às 17h, no canal do Cofecon no YouTube.
O encontro contará com a participação de Ana Costa, superintendente do BNDES na área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública, de Ladislau Dowbor, professor titular da PUC-SP e especialista em economia social e desenvolvimento regional, e de João Joaquim de Melo Neto Segundo educador popular, líder comunitário e criador do Banco Palmas e da Moeda Palmas, onde atua como gerente de projetos.
A mediação será conduzida pela conselheira federal Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon.
Não perca essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e celebrar as conquistas da economia solidária!
Palestrantes Ana Costa – Atualmente é Superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, responsável pelo desenvolvimento de ações em inclusão produtiva rural e urbana, educação e qualificação, apoio a projetos de investimento públicos voltados para infraestrutura social, adaptação e mitigação climática, modernização da gestão pública para melhoria e ampliação do acesso a serviços públicos, patrimônio histórico e cultural, e desenvolvimento regional.
Economista formada pela UERJ, mestre em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, onde também concluiu MBA. Tem mestrado em Gestão Internacional pela Universidade Lancaster. Ana Costa é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ.
Ladislau Dowbor – Possui graduação em Economia Política pela Universidade de Lausanne (Suiça), mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento de Varsóvia. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tem experiência nas áreas de Administração e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança tecnológica, economia dos recursos humanos, economia regional e urbana, planejamento educacional e economia internacional. Seus mais de 40 livros e numerosos artigos estão disponíveis no site http://dowbor.org, uma biblioteca virtual seletiva com cerca de 1500 títulos, usada nos seus cursos e conferências. Em 2024, venceu o Prêmio Brasil de Economia, categoria livro, com a obra “Resgatar a Função Social da Economia: Uma Questão de Dignidade Humana”, publicada pela Editora Elefante.
João Joaquim de Melo Neto Segundo – Educador Popular, líder comunitário, criador do Banco Palmas e da Moeda Palmas (1º Banco Comunitário e 1ª Moeda Social do Brasil-Conjunto Palmeira (1998)- Fortaleza-Ce).
Diretor de projetos do Banco Palmas. Coordenador Geral da Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Municipais, com 182 bancos sociais associados em 90 municípios. Diretor institucional da Plataforma E-dinheiro, meio de pagamentos digitais solidários.
Autor dos Livros:
“Bairros Pobres, ricas soluções-Banco Palmas ponto a ponto” (2002)
“As Moedas Sociais do Brasil – do palmacard ao e-dinheiro (2023)”
Mediadora Teresinha de Jesus Ferreira da Silva é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. É servidora da Prefeitura Municipal de Teresina há mais de 30 anos e exerceu o cargo de assessora técnica na Secretaria de Planejamento do Estado. É superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí.