Participe do 2º Seminário da Mulher Economista e Diversidade

Participe do 2º Seminário da Mulher Economista e Diversidade

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Participe do 2º Seminário da Mulher Economista e Diversidade
Sistema Cofecon/Corecons promove 2º Seminário Nacional da Mulher Economista e Diversidade

Evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro em Belo Horizonte; inscrições abertas para participação presencial e virtual

O Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) sediará, nos dias 12 e 13 de setembro, o 2º Seminário Nacional da Mulher Economista e Diversidade. Esta iniciativa da Comissão Mulher Economista e Diversidade do Cofecon, liderada pela conselheira federal Teresinha de Jesus F. da Silva, será realizada na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As(os) interessadas(os) poderão participar tanto de forma presencial quanto remota. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível AQUI.

A participação feminina no mercado de trabalho tem crescido ao longo dos anos, refletindo avanços sociais e econômicos. As mulheres têm conquistado espaço em diversas áreas, mas ainda enfrentam desafios em setores historicamente dominados por homens, como engenharia, tecnologia da informação e construção. Mesmo nas áreas em que as mulheres estão mais presentes, ainda há barreiras como disparidade salarial e menor presença em cargos de liderança.

O setor de tecnologia se destaca como um dos mais influentes e dinâmicos. A participação feminina neste campo ainda é muito baixa; entretanto, ela é fundamental não só para promover a igualdade de gênero, mas também para enriquecer o processo de inovação com perspectivas diversificadas.

O tema da palestra magna será o futuro do desenvolvimento brasileiro e as novas tecnologias. “Ele é ainda mais oportuno tendo em vista a pesquisa que acabamos de concluir sobre as oportunidades e ameaças colocadas pelo aprofundamento da digitalização e a atual batalha jurídica entre uma das grandes corporações digitais e o Estado brasileiro”, comenta a palestrante, economista Helena Maria Lastres.

O seminário visa promover a visibilidade e o reconhecimento do trabalho das mulheres economistas, fomentar a discussão sobre questões de gênero e economia, estimular o networking entre profissionais e estudantes, e incentivar a produção e apresentação de pesquisas acadêmicas por mulheres na área econômica.

Para mais informações e para conferir a programação completa, acesse o link de inscrição.

Esperamos vê-lo em Belo Horizonte!

Mesa de abertura: O futuro do desenvolvimento brasileiro e as novas tecnologias
Quinta-feira, 12/09 – 18:00 a 19:00

Palestra Magna: Econ. Helena Maria Martins Lastres (UFRJ). Formada pela FEA/UFRJ, com doutorado em Desenvolvimento Industrial e Política de CT&I pela Sussex University e pós-doutorado em Inovação pela Université Pierre Mendès-France, Helena é reconhecida como uma das principais autoras de economia na América Latina, conforme o Latin America Scientist and University Rankings 2024.

Comentários: Conselheira federal e coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade do Cofecon,Teresinha de Jesus F. da Silva; Valquíria Assis, presidente do Corecon-MG; e Carolina Rocha Batista, vice-presidente do Corecon-MG

Mesa 1: As Mulheres, a Tecnologia e o Futuro do Trabalho

Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua na área de Demografia Econômica e Economia Social. Com doutorado em Demografia pela UFMG e pós-doutorado pela Universitat de Barcelona, Ana coordena o Grupo de Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social (PEDES) e tem experiência em avaliação de políticas públicas e microeconometria.

Marilane Oliveira Teixeira é doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também realizou pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico e Social. Sua pesquisa abrange temas de Economia e Desenvolvimento, com foco na evolução do mercado de trabalho e suas implicações sociais.

Lúcia Garcia é mestre em Economia pela UFRGS e Técnica Sênior do Dieese. Com vasta experiência na coordenação de pesquisas sobre emprego e desemprego, atualmente supervisiona o projeto “Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul” e contribui para análises socioeconômicas essenciais para a compreensão das transformações no mercado de trabalho.

Mediadora: Andrea Prodohl é economista, com MBA em finanças e controladoria, perita e responsável técnica pela SP Prodohl & Cia. Ltda. É vice-presidente do Corecon-PR.

Comentarista: Eulália Alvarenga é economista, bacharel em administração de empresas e contabilidade, especializada em administração pública e direito tributário. Auditora fiscal de tributos de Belo Horizonte (aposentada). Integrante do núcleo mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida e da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia.

Mesa 2: As Mulheres Economistas na Análise da Economia Mundial

Ana Cláudia Arruda é doutora em Planejamento Regional e Urbano pela UFPE e mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG. Com uma carreira de mais de 20 anos no Sebrae na área de Planejamento e Gestão Estratégica, atualmente é professora adjunta no Departamento de Economia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordena o MBA de Economia e Negócios da Católica Business School. Ana também é conselheira federal do Cofecon e vice-presidente do Corecon-PE.

Débora Freire Cardoso é doutora em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG, com estágio sanduíche na Universidade de Illinois. Com experiência em política fiscal e desigualdades, atua como professora adjunta na UFMG e é integrante do Programa de Pós-graduação em Economia do CEDEPLAR. Desde fevereiro de 2023, Débora é Subsecretária de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Luciana Acioly é economista, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado em Economia pela mesma instituição, e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Atualmente é presidente do Corecon-DF e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Simone Deos é pesquisadora sênior no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Com graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Levy Economics Institute, Simone é também Livre-Docente pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Mediadora: Maria de Fátima Miranda foi professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa  UEPG  no período de 1983 até 2015. Especialista em Gerência Econômica Financeira e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, foi presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná em 2010, 2011 e 2017. É consultora na área de Gerência Econômica Financeira e conselheira do Cofecon.

Comentários: Mônica Beraldo é graduada em Ciências Econômicas pela AEUDF, com especialização em Engenharia Econômica e Economia Mineral. Aposentada da Agência Nacional de Mineração. Ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal e do Clube Soroptimista Internacional. Conselheira federal.

Mesa 3: Lugar de Mulher é na Ciência, Tecnologia e Informação

Tania Cristina é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-MG, mestre em Ciência Política pela UFMG e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia. Atualmente, é professora adjunta na PUC-MG e na Universidade de Valencia, além de coordenadora do Nutra/Proex-PUC Minas.

Márcia Rapini é Professora Associada da FACE/UFMG e pesquisadora no CEDEPLAR, com graduação em Ciências Econômicas pela UFMG, e mestrado e doutorado pela UFRJ. Ela coordena grupos de pesquisa em Economia da Ciência e Tecnologia e suas áreas de interesse incluem inovação, políticas públicas e a interação universidade-empresa.

Érika Leal é professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS. Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas do IFES Campus Cariacica e do Observatório do Desenvolvimento Capixaba, Érika lidera o Grupo de Pesquisas “Inovação e Desenvolvimento” e atua na área de financiamento à inovação e avaliação de programas públicos.

Juliana Duffles é pesquisadora na Fiocruz, onde atua como assessora na Coordenação das Ações de Prospecção. É servidora licenciada da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em políticas públicas, com foco em política social e desenvolvimento.

Mediadora: Beatriz Cavalcante é economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestra em Economia Aplicada pelo PPGE- UNIFal/MG.

Comentários: Teresinha de Jesus Ferreira da Silvaé economista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Servidora da Prefeitura Municipal de Teresina há mais de 30 anos, exerceu o cargo de assessora técnica na Secretaria de Planejamento do Estado por oito anos. É superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí e conselheira federal do Cofecon, onde coordena a Comissão Mulher Economista e Diversidade.

ESPERAMOS VOCÊ EM BELO HORIZONTE – MG
Mesa 4: Tecnologias Inovadoras que Empoderam Mulheres Empreendedoras

Isabel de Cassia Ribeiro é economista formada pela Faculdade de Economia da UFBA, com mestrado em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais pela mesma instituição. Atualmente, atua como Gerente Adjunta na Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia e é presidente do Corecon-BA. Isabel compartilhará sua experiência na implementação de tecnologias para o desenvolvimento de mulheres empreendedoras na Bahia.

Ariana Britto possui doutorado e mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, além de bacharelado em Economia pela UNICAMP. Foi professora no IBMEC-RJ e, atualmente, é Gerente de Políticas Públicas no Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) para a América Latina e Caribe. Ariana também coordena a Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP) e faz parte do Comitê Técnico de Avaliação do Motriz e do Conselho Científico do Equidade.info. Suas pesquisas abordam a economia social, com ênfase em economia da educação e avaliação de políticas públicas.

Elise Hungaro é mestranda em Inovação Tecnológica pela UFMG, com graduação em Economia e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Membro do Hub Belo Horizonte do Global Shapers Community, atua em projetos de empoderamento de comunidades vulneráveis frente às mudanças climáticas. Focada em sustentabilidade, ela estuda a promoção de tecnologias e iniciativas sustentáveis em ambientes de inovação, visando acelerar a transição para uma economia circular.

Emmanuele Silveira é economista, mestranda em Administração pela PUC Minas, conselheira do Corecon-MG, desempenha a função de Conselheira Fiscal na Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua. Atua no Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara e na Pró-reitoria de Extensão, ambos na PUC Minas e Pesquisadora de uma economia mais justa, inclusiva. Possui artigos sobre economia do bem-estar, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade, inclusão social, modelos de produção, tecnologias apropriadas e economia solidária. Atua no Grupo de Trabalho da Articulação, Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).

Mediadora: Josélia Souza de Brito é economista e conselheira federal, advogada, técnica em contabilidade, mestre em desenvolvimento regional e gestão de empreendimentos locais, especialista em contabilidade pública e Lei de Responsabilidade, perita e diretora financeira da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.

Comentários: Kerssia Preda Kamenach é graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e mestra em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Goiás. É membro do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. Presidiu o Corecon-GO em 2022 e 2023 e é conselheira do Conselho Federal de Economia.

You may also like

Participe do encontro sobre os plugins que estão transformando a educação

Os plugins acadêmicos já estão ajudando centenas de instituições de