Evento reúne 40 delegações internacionais para debater o futuro da economia digital
Por Agência Alagoas
A capital alagoana, Maceió, será palco das reuniões do G20 a partir desta segunda-feira (9), reunindo 40 delegações internacionais para debater o futuro da economia digital. O evento ocorrerá no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Mangabeiras, até o dia 13 de setembro, com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).
Com um enfoque na economia digital, o encontro é parte de uma série de debates internacionais que envolvem os 19 países de maior Produto Interno Bruto (PIB), além da União Europeia e da recém-integrada União Africana. O G20 discute temas globais de impacto, como crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, comércio internacional e regulação financeira.
Papel de Alagoas
O Governo de Alagoas mobilizou mais de 40 servidores estaduais para atuar como oficiais de ligação, responsáveis por facilitar a comunicação entre as delegações internacionais, o governo estadual e o governo federal. Esses profissionais passaram por treinamentos coordenados pelo Ministério das Relações Exteriores para garantir um atendimento eficaz e coordenado durante o evento.
“O grande número de servidores estaduais selecionados, em conjunto com o Itamaraty, reflete o compromisso do governador Paulo Dantas em formar uma equipe técnica altamente qualificada, com fluência em mais de um idioma”, destacou Raul Manso, secretário executivo de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas.
Entre os órgãos envolvidos no suporte logístico e organizacional do evento estão a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Turismo (Setur), o AL Previdência e a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).
Impacto e Expectativas
Além de fortalecer laços internacionais, a reunião do G20 em Maceió destaca o potencial de Alagoas no cenário global. “Participar de um evento dessa magnitude demonstra o comprometimento e a capacidade técnica de Alagoas. É uma oportunidade única para mostrar o que o estado tem a oferecer”, afirmou Letícia Freire, oficial de ligação no evento.
O encontro marca a primeira vez que Alagoas recebe uma reunião do G20, e a presença dos servidores locais tem sido vista como uma experiência de troca cultural e fortalecimento institucional. “Atuar no apoio a delegações internacionais requer diplomacia e atenção aos detalhes, reforçando a importância desse evento para o estado”, destacou Gabriel Prata, gerente de Missões Internacionais da Serfi.
O G20
O G20 é um fórum internacional que reúne as maiores economias do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, China, Alemanha e Japão, além da União Europeia e, recentemente, a União Africana. O grupo discute temas como comércio, desenvolvimento sustentável, regulação financeira e economia digital, com impacto direto nas políticas econômicas globais.
As reuniões em Maceió são parte dessa agenda internacional e têm como objetivo central debater os rumos da economia digital, um tema de crescente relevância no cenário econômico global.