No Nordeste, oito das nove Unidades Federativas tiveram alta na busca do consumidor por crédito em maio, revela Serasa Experian

No Nordeste, oito das nove Unidades Federativas tiveram alta na busca do consumidor por crédito em maio, revela Serasa Experian

- in Notícias
0
Comentários desativados em No Nordeste, oito das nove Unidades Federativas tiveram alta na busca do consumidor por crédito em maio, revela Serasa Experian
 

Na análise nacional, queda foi de 2,9%; consumidores que recebem até R$ 500 tiveram a menor retração na demanda por crédito (-0,8%)

 

São Paulo, 16 de julho de 2024 – Em maio, de acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, oito Unidades Federativas (UFs) do Nordeste apresentaram alta na busca pelo recurso financeiro. O destaque ficou com o Rio Grande do Norte, que teve o maior crescimento, de 5,1%. Apenas a Paraíba registrou retração na região (-0,8%). Confira, no gráfico abaixo, os dados estaduais:

No cenário nacional, em maio, na comparação com o mesmo mês de 2023, a demanda dos consumidores por crédito marcou queda de 2,9%. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian e mostram, ainda, que todas as faixas de renda tiveram retração. A menor baixa foi registrada entre os consumidores que ganham até R$ 500 mensais (-0,8%) e a maior na faixa daqueles que recebem entre R$ 5 a R$ 10 mil (-5,2%). Confira nos gráficos abaixo os dados mês a mês e por faixas de renda:

“A queda anual do indicador foi menos acentuada do que a registrada no ano anterior, o que pode sinalizar uma reação positiva nos próximos meses, impulsionada pela redução das taxas de juros e da inflação. Contudo, embora a inadimplência esteja estável, ela permanece alta, o que sugere que os consumidores ainda estejam concentrados em quitar seus compromissos financeiros já existentes e não buscar por recursos financeiros sem ter condições de arcar com eles”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

Maioria das UFs apresentaram alta no período  

 

Em maio, a demanda por crédito dos consumidores apresentou crescimento na maioria das Unidades Federativas (UFs). Entre os estados que se destacaram nesse movimento, o Amapá (12,7%), o Amazonas (10,9%) e o Acre (10,8%), que registraram as maiores altas. O Rio Grande do Sul teve a maior queda entre todas as UFs (-11,7%). “Essa retração é atribuída às consequências da catástrofe climática que assolou a região, afetando severamente a economia local”, avalia Luiz Rabi. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento estadual:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

Metodologia do indicador

 

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

 

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

 

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

 

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

 

 

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

 

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

You may also like

Seminário Metropolitano de Planejamento