Adeus RG: Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil hoje (11); entenda

Adeus RG: Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil hoje (11); entenda

- in Notícias
0
Comentários desativados em Adeus RG: Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil hoje (11); entenda

Lorena Matos
Por Lorena Matos
11 jan 2024,

Carteira de Identidade RG nova entenda o que muda prazo troca emissão começa hoje 11 janeiro 2024
Nova Carteira de Identidade Nacional adota número do CPF como padrão (Imagem: Agência Brasil)

A partir desta quinta-feira (11), todos os Estados e o Distrito Federal devem passar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), seguindo o fim do prazo dado pelo governo federal para que os governos estaduais adotem as medidas necessárias para se adequar.

Apresentado em fevereiro de 2022, o novo documento vai aposentar o RG (Registro Geral). As primeiras CINs foram emitidas em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul. Até dezembro de 2023, mais de 2 milhões de CINs haviam sido emitidas.

O prazo inicial para que todos os Estados brasileiros começassem a emiti-las era 6 de dezembro, no entanto, os governadores pediram mais prazo para se adequar e a data foi prorrogada para hoje.

“A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, explica o Ministério de Gestão e Inovação.

Por que o RG será substituído pela Carteira de Identidade Nacional?

O uso do número do Cadastro Pessoa Física, o famoso CPF emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido por Estados.

Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

Vale destacar que o RG segue válido até 28 de fevereiro de 2032, dessa forma, não é preciso correr para atualizar a documentação.

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas. Da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento estará disponível em versão física e digital.

O período pelo qual o novo documento é válido varia conforme a faixa etária. Confira:

  • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos
  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
  • Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

 

Lorena Matos
Por Lorena Matos
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.

You may also like

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda

Grupo de alimentos e bebidas exerceu maior pressão,