IPCA de outubro, ata do Copom e temporada de balanços com Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4): o que acompanhar na semana

IPCA de outubro, ata do Copom e temporada de balanços com Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4): o que acompanhar na semana

- in Notícias
0
Comentários desativados em IPCA de outubro, ata do Copom e temporada de balanços com Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4): o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Por Camille Bocanegr

Após uma curta e animada semana nos mercados, marcada por decisões de juros nos EUA e no Brasil e bom desempenho de mercados mundiais, a agenda nos próximos dias será dominada por resultados de empresas como Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4). Entre os indicadores, o destaque ficará para IPCA de outubro, que será apresentado na sexta-feira.

A projeção do Bradesco é de aumento de 0,29% na variação mensal, enquanto a XP projeta aceleração menor.

“Esperamos alta de 0,26% frente setembro, o que significaria retração da variação em doze meses de 5,19% para 4,83%. Devemos ter deflação mais leve em alimentação quando comparado às últimas leituras e alta considerável em serviços, devido principalmente à forte variação em passagem aérea. Já os bens monitorados devem apresentar avanço mais moderado, fruto de deflações em gasolina e energia elétrica”, considera a equipe econômica do Research da corretora.

No início da semana, o Banco Central (BC) divulgará dados sobre transações correntes, estimadas pelo consenso de mercado em -US$ 1,4 bilhões, e a nota sobre o setor externo. Além disso, haverá a apresentação do índice PMI Composto de outubro, na segunda (6).

Na terça-feira, o destaque fica para a Ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que deve detalhar os aspectos envolvidos na tomada da decisão que cortou 50 pontos base da taxa Selic, atualmente em 12,25%. A ata é considerada importante para compreensão dos rumos que serão tomados pelo Copom na política monetária, bem como antecipar próximos passos.

A agenda segue com apresentação de muitos indicadores na quarta-feira, com destaque para IGP-DI e IPC-S pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O BC apresentará números de política fiscal e o fluxo cambial (dados semanais) enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará a Pesquisa Mensal de Comércio e a Pesquisa Industrial Mensal, ambos de setembro.

“Em relação à atividade econômica, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) (4ª-feira) deve apresentar contração nas vendas varejistas em setembro, tanto no conceito restrito quanto no ampliado. O consumo de bens continua fraco, em linha com as condições de crédito restritivas e o alto comprometimento de renda das famílias com o serviço das dívidas”, destaca a XP.

Na quinta-feira, serão conhecidos os dados do 2º Levantamento da safra de grãos 2023/2024, pelo Conab. Além do IPCA, a sexta-feira também trará os dados de IPC da FIPE e IGP-M da FGV.

 

No campo político, houve a convocação de sessão deliberativa para votar o parecer preliminar do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, pela presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senadora Daniella Ribeiro.

“Se aprovado o parecer do deputado Danilo Forte, o governo ficará impedido de enviar mensagem para modificar a meta fiscal de 2024 ou outros pontos do projeto. A possibilidade de mudança na meta de resultado primário de 2024 ganhou força nessa semana, segundo fontes da imprensa, e o mercado acompanhará as discussões de perto”, explica a equipe chefiada por Caio Megale na XP.

Fonte : Infomoney

You may also like

Junto ao Professor Luiz Alberto Machado, um dos Palestrantes do citado Congresso.