Por Vitória Pitanga
![carros elétricos, mulheres, olx](https://ci3.googleusercontent.com/proxy/2kOCiFx7PQuBI4SSUE5BcsBSoP44ZPUBPULs3lT0D7jqi4jVH-A5pwLmz-7m8CMxeAr-2RA9sxst2H7PyVlTVluI-EPNxLXcSeVRp4IAfmamsajBwXt2o7GH8P0uar39VQM=s0-d-e1-ft#https://media.moneytimes.com.br/uploads/2023/10/carros-eletricos-mulheres-1.jpg)
Segundo uma análise sobre comportamento feminino realizada pela OLX, empresa global de comércio eletrônico, ao menos 44% das mulheres participantes da pesquisa pretendem comprar um carro elétrico nos próximos 12 meses.
Um dos motivos pela preferência é o melhor custo-benefício tanto geral, como o de abastecimento, comparado aos modelos tradicionais, de acordo com a pesquisa. Além disso, modelos elétricos são menos poluentes ao meio ambiente.
Em sequência e totalizando 40% das respostas, o valor do IPVA e a sonoridade silenciosa do modelo, são duas opções levadas em consideração, enquanto 27% delas, optaram pelo menor custo de manutenção.
Além disso, as entrevistadas apontaram as suas maiores dificuldades no ato de compra, no qual a opção “preço acima do praticado”, totalizou 30% das respostas.
Em sequência, a “dificuldade de negociação” foi apontada por 24%, enquanto “atendimento ruim” por 19%.
O preconceito por ser mulher ainda é pauta na rotina das mulheres, e no estudo, 17% delas responderam ser uma das dificuldades em comprar um carro. Assédio também foi uma das opções mencionadas, totalizando 8% das respostas.
Preferências no Setor Automotivo
A pesquisa também aponta outros dados em questão aos desejos no setor automotivo, como por exemplo a preferência aos modelos tradicionais, sendo eles:
- Sedan, com 35%;
- SUV, com 24%;
- Hatch, com 22%;
- Picape, com 11%;
- Esportivo, com 8%;
- Van / Mini Van, com 1%
Sobre as marcas favoritas das entrevistadas, três se sobressaíram: Chevrolet (14%), Fiat (13%) e Volkswagen (11%).
A cor do veículo também é levada em consideração no ato de escolha. Dessa forma, a cor preta (40%) é a mais buscada pelas mulheres, em sequência da cor cinza (38%) e das cores branco (29%) e vermelha (29%). A cor perolada também foi mencionada, não muito atrás das outras, totalizando uma taxa de preferência de 26%.
Fonte : SD