GTS: Entenda como mudança no fundo pode encarecer financiamento imobiliário

GTS: Entenda como mudança no fundo pode encarecer financiamento imobiliário

- in Notícias
0
Comentários desativados em GTS: Entenda como mudança no fundo pode encarecer financiamento imobiliário

Zeca Ferreira
Por Zeca Ferreira

Supremo Tribunal Federal, FGTS
Decisão do STF sobre FGTS pode ter um efeito colateral no mercado imobiliário (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a forma como a remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é calculada pode ter um efeito colateral no mercado imobiliário, elevando o custo dos financiamentos.

Isso acontece porque muitas das operações que usam o saldo do FGTS contêm uma cláusula que estabelece que a atualização da dívida ocorra mensalmente utilizando o mesmo coeficiente de atualização que é aplicado às contas vinculadas do FGTS.

Com isso, caso o pleno do STF acompanhe o voto do ministro relator, Luís Roberto Barroso, de que a remuneração do FGTS deve ser, no mínimo, igual ao da poupança, isso significa que os contratos que são corrigidos pela mesma regra do fundo ficariam mais caros.

No momento, o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 5.090 se encontra suspenso após pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques.

Entre outros pontos, Nunes Marques atribuiu a suspensão do julgamento a informações de que a tese do relator pode elevar o déficit da União entre R$ 1,5 bilhão e R$ 5,4 bilhões no próximo ano.

Desta forma, o ministro estuda os possíveis impactos da mudança de regra do FGTS, inclusive para o setor imobiliário.

Segundo o regimento do STF, Nunes Marques terá 90 dias úteis para analisar o processo após a publicação da ata de julgamento. O ministro, porém, indicou que deve devolver o processo ao plenário antes disso.

Fonte : Money Times.

 

You may also like

Junto ao Professor Luiz Alberto Machado, um dos Palestrantes do citado Congresso.