De novo: Startup unico corta 10,5% da força de trabalho em nova rodada de demissões

De novo: Startup unico corta 10,5% da força de trabalho em nova rodada de demissões

- in Notícias
0
Comentários desativados em De novo: Startup unico corta 10,5% da força de trabalho em nova rodada de demissões

Em outubro do ano passado, a IDtech demitiu cerca de 50 funcionários na área de vendas e cliente; com a nova rodada, cerca de 150 profissionais foram desligados em quatro meses

Liliane de Lima


unico vagas de emprego
Imagem: Divulgação/unicoMais uma startup (re)inseriu o nome na lista de empresas que demitiram nesta início de ano. O unicórnio — empresa avaliada em mais de US$ 1 bilhão — unico demitiu mais de 100 pessoas nesta terça-feira (17).

Os cortes na startup de IDtech — especializada em soluções de identidade digital — representam cerca de 10,5% do total de funcionários da companhia. Vale lembrar que a empresa já havia realizado demissões na área de vendas e cliente em outubro do ano passado.

Dessa vez, os setores de marketing e recursos humanos foram os mais afetados pela redução no quadro de pessoal, segundo relatos de, agora, ex-funcionários nas redes sociais.

  • Buscando emprego em 2023? Veja dicas de alguns dos maiores especialistas em RH do Brasil neste guia gratuito [BAIXE AQUI]

Seu Dinheiro entrou em contato com a startup. Em nota, a unico afirmou que, neste momento, a empresa tem priorizado “iniciativas alinhadas às novas necessidades do mercado”.

Confira a nota na íntegra:

Os últimos três anos foram marcados por intensa aceleração no uso da tecnologia. Se antes a biometria facial era vista como uma inovação, hoje ela passou a ser percebida como mais uma opção no mercado. Por isso, ao longo de 2022, a Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, trabalhou em várias frentes em linha com o seu sonho da ‘calça sem bolso’, no qual a biometria é suficiente para autenticar as relações entre pessoas e empresas, e evoluiu suas soluções para retomar a inovação que sempre marcou a companhia.

Assim, focada na entrega consistente de seu ecossistema de produtos, a empresa tem investido na seniorização de seus times e na eficiência operacional, alterando estruturas e processos. Soma-se a esse movimento a priorização de iniciativas alinhadas às novas necessidades do mercado e, dessa forma, a Unico comunica hoje, 17 de janeiro, o desligamento de 10,5% de seus colaboradores.

A companhia mantém as contratações para o time de tecnologia e outras posições-chave. Aos profissionais impactados, a Unico irá oferecer apoio, tal como a extensão do plano de saúde, odontológico e seguro de vida por até seis meses.”

2022, de novo?

Em outubro do 2022, a unico desligou cerca de 50 colaboradores na área de vendas e cliente. Na época, a empresa afirmou que os desligamentos faziam parte de um “processo iniciado no primeiro semestre [de 2022], de consolidar a governança”.

Além disso, os setores de Engenharia e Produto e de Pessoas (recursos humanos) também haviam sido afetados em demissões “pontuais”.

Dois meses antes, em agosto do ano passado, a empresa adquiriu a MakroSystems, empresa especializada em proteger os usuários em operações digitais.

A aquisição foi a primeira após a unico receber seu quarto aporte, liderado pelo Goldman Sachs, em abril. O investimento, em rodada série D, foi de US$ 100 milhões — o que tornou a startup na segunda empresa de Software as a Service (SaaS) enterprise mais valiosa da América Latina.

Onda de demissões não perdeu força

Nesta semana, outras duas empresas de tecnologia anunciaram reduções nos quadros de funcionários.

PagBank PagSeguro, companhia de meios de pagamento — como as maquininhas de cartão —, realizou o corte de 7% da força total de trabalho — o que corresponde ao desligamento de 481 funcionários, a partir de dados registrados no LinkedIn.

Em nota, a empresa afirmou que “está fazendo ajustes em sua estrutura”, após anos de crescimento contínuo no quadro de funcionários, “com o objetivo de melhorar a eficiência”.

Ainda segundo relatos nas redes sociais, o banco digital will bank também começou a semana enxugando o quadro de funcionários — principalmente na área de tecnologia. Ao Seu Dinheiro, a empresa afirmou que os desligamentos “fazem parte da natureza de seu negócio” e não informou os setores afetados.

Fonte : SD

 

You may also like

Reforma tributária: novo sistema prevê garantias a empresas durante fase de transição

Criado para compensar empresas beneficiárias de incentivos fiscais,