Aplicativos de saúde: como um smartphone salvou a vida de uma mãe

Aplicativos de saúde: como um smartphone salvou a vida de uma mãe

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Aplicativos de saúde: como um smartphone salvou a vida de uma mãe
Matthew WallBBC News 
Yonatan AdiriDireito de imagemHEALTHY.IOImage captionO empresário Yonatan Adiri acredita que o diagnóstico clínico por smartphone será um mercado enorme

À medida que caem de preço e oferecem mais recursos, os smartphonesestão se tornando uma ferramenta poderosa no diagnóstico de um número cada vez maior de doenças.

Quando a mãe do empresário Yonatan Adiri caiu e perdeu brevemente a consciência durante uma viagem pela China, o diagnóstico inicial indicava que ela tinha quebrado algumas costelas, nada além disso. Os médicos estavam ansiosos para transferi-la para Hong Kong, onde faria o tratamento.

Mas o pai de Yonatan ficou preocupado e tirou fotos das tomografias computadorizadas das lesões. Ele enviou as imagens por e-mail para o filho, que mostrou a um médico traumatologista – de cara ele identificou uma perfuração no pulmão. O voo para Hong Kong poderia tê-la matado.

“Quem sabe o que poderia ter acontecido se ele não tivesse tirado as fotos?”, se pergunta Yonatan.

A experiência inspirou o empreendedor israelense – que foi diretor do Departamento de Tecnologia de Israel durante o mandato do ex-presidente Shimon Peres – a pesquisar como os smartphones poderiam se transformar em uma ferramenta de diagnóstico clínico.

You may also like

Itaú coloca projeção de inflação para 2025 dentro da meta e vê cortes da Selic em janeiro

Por Giovana Leal 13 nov 2025, Itaú BBA