
Roberto Tavares Mendes é alagoano de Palmeira dos Índios onde nasceu em 12 de agosto de 1938, teve uma vida dedicada ao futebol alagoano, como jogador, técnico e dirigente, hoje está afastado do futebol.
Sua história deve ser conta e gravada para sempre nos anais do futebol alagoano, afinal é um de seus maiores nomes.
Com uma rápida passagem pelo CRB, foi no CSA a partir de 1960 onde fez sua história.
O INÍCIO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Desde garoto na sua cidade natal de Palmeira dos índios, a bola era o brinquedo predileto de Roberto Mendes, quando estudante fazia parte do toda seleção do Colégio Pio XII, jogou também no infanto-juvenil do CSE (Sub-17).
CLUBES JUNIORES DE MACEIÓ

Em 1957 veio para Maceió onde jogou em equipes amadoras como nos juniores do Juventus do Farol, Ferroviário e Palmeiras (Na época categoria chamada de juvenil).
O Juventus não era filiado a federação e apenas fazia amistosos, Ferroviário e Palmeiras jogavam o campeonato estadual da categoria organizado pela FAD. Mesmo disputando os campeonatos oficiais pelo Ferroviário e Palmeiras, Roberto também defendia quando podia o Juventus.
Em 1960 Jorge Vasconcelos, famoso dirigente-treinador do CRB que o conhecia do Juventus, o levou para a Pajuçara.
Ficou pouco tempo no time regatiano e deixou o clube após a decisão do alagoano de 1959 perdida pelo Galo de Campina para o Capelense, isso já em 1960. Após perder o campeonato, abalado com isso, Roberto Mendes parou por uns meses com o futebol.
ROBERTO CHEGA NO CSA

Ainda em 1960 retornou depois de um convite do presidente do CSA Vicente Bertolini para defender o clube azulino, agremiação pela a qual viveu uma história de vida.
Era um peça fundamental no esquema técnico Eduardo Montenegro, o Dudu, Roberto Mendes já foi campeão no seu primeiro campeonato disputado em 1960, depois em 1961 conquistou em campo de novo o alagoano, mas nos tribunais o titulo foi dado ao CRB por conta de uma suposta irregularidade de um jogador azulino.
Roberto quando começou no futebol era atacante, mas o olho clinico do saudoso técnico Hélio Miranda o fez jogar de volante, posição onde brilhou na carreira.
Com uma família ligada a politica, seu irmão foi deputado em uma época de violência politica, acabou assassinado, Roberto Mendes então ingressou na politica, foi eleito deputado e ao mesmo tempo era jogador e treinador do CSA ,ainda cursava a faculdade de economia, sem tempo, foi aos poucos largando o futebol, em 1968 se afastou definitivamente dos treinamentos.
Em 1970 Roberto deixou Alagoas e foi morar no Rio de Janeiro de onde só voltou em 1982.
CAMPEÃO NOVE VEZES
Roberto Mendes foi nove vezes campeão alagoano pelo CSA, sendo cinco vezes como jogador nos anos de 1960, 1963, 1965, 1966 e 1967, como observação, em 1965 e 1966 além de jogar era o treinador do time.
Conquistou também o campeonato quatro vezes como dirigente nos anos de 1996, 1997, 1998 e 1999 (Tetra).
ROBERTO MENDES DIRIGENTE

Em 1984 Roberto Mendes foi diretor do CSA na gestão de João Lyra, depois só retornou a diretoria em 1997 na era do presidente Euclides Melo onde ficou até 1999.
No dia 6 de maio de 2014 chegou ao maior posto do clube, foi aclamado presidente do CSA.
Foram anos e anos de dedicação ao Centro Sportivo Alagoano, Roberto Mendes faz parte da história azulina.



