Cérebro permanece jovem por mais tempo em mulheres que homens, mas razão intriga cientistas

Cérebro permanece jovem por mais tempo em mulheres que homens, mas razão intriga cientistas

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Cérebro permanece jovem por mais tempo em mulheres que homens, mas razão intriga cientistas

Mulher sorri ao lado de modelo de cérebroDireito de imagemGETTYImage captionA idade do cérebro não é sempre a mesma de nossa idade cronológica

Ainda que um homem e uma mulher tenham a mesma idade, pode ser que o mesmo não seja verdade para seus cérebros.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Washington, nos Estados Unidos, chegaram à essa conclusão após um estudo indicar que, em média, o cérebro de mulheres é mais jovem do que o de homens da mesma idade, do ponto de vista de seu metabolismo.

Algumas pesquisas já apontaram que mulheres tendem a obter resultados melhores do que homens idosos em testes de raciocínio, memória e solução de problemas.

O novo estudo pode ajudar a entender por que mulheres em idade avançada têm maior probabilidade de se manterem mentalmente em forma do que homens.

O que é o metabolismo cerebral

O cérebro funciona como uma máquina que se alimenta de oxigênio e açúcar.

Modelo de cérebro na cor amarelaDireito de imagemGETTYImage captionNa velhice, as mulheres tendem a permanecer mais hábeis mentalmente do que homensEstas substâncias são usadas em uma série de reações bioquímicas que nos permitem fazer atividades que vão desde caminhar a resolver uma equação matemática – um processo conhecido como metabolismo cerebral.

À medida que envelhecemos, este metabolismo fica mais lento, mas, aparentemente, isso ocorre de forma distinta em homens e mulheres.

“O metabolismo cerebral poderia nos ajudar a compreender algumas das diferenças que vemos entre homens e mulheres à medida que envelhecem”, disse, em um comunicado, o médico Manu Goyal, professor de radiologia e coautor do estudo.

Cérebro de mulheres é mais jovem do que sua idade cronológica, diz estudo

Hoje, especialistas sabem pouco sobre como o metabolismo cerebral difere entre os sexos masculino e feminino. Para aprender mais, Goyal e sua equipe fizeram imagens dos cérebros de 205 homens e mulheres, com idades entre 20 e 82 anos, para analisar como seus cérebros estavam metabolizando açúcar e oxigênio.

Com base nestas informações, cientistas treinaram um algoritmo para calcular a idade de uma pessoa segundo seu metabolismo cerebral.

Assim como quando tentamos adivinhar a idade de alguém ao ver seu rosto, o algoritmo previu a idade dos participantes com base nas imagens de seus cérebros.

Homem e mulher com uma lâmpada desenhada sobre suas cabeçasDireito de imagemGETTYImage captionAinda se sabe pouco sobre as diferenças de metabolismo cerebral entre homens e mulheresO algoritmo apontou que as mulheres tinham, em média, 3,8 anos menos do que suas idades cronológicas, enquanto os homens tinham 2,4 anos a mais. Essa relativa juventude dos cérebros de mulheres foi detectada inclusive entre as participantes mais jovens.

Goyal e sua equipe agora se dedicam a novas pesquisas para entender melhor o que significam estes resultados. “Isso poderia explicar por que as mulheres não têm uma deterioração cognitiva tão grande em uma idade mais avançada – seus cérebros são de fato mais jovens”, diz o médico.

Em entrevista à rádio americana NPR, Goyal afirmou que ainda não está claro o motivo dos cérebros das mulheres permanecerem jovens por mais tempo que os de homens, ainda que isso possa estar relacionado a questões hormonais ou genéticas.

“Estamos começando a entender como vários fatores relacionados com o gênero poderiam afetar a trajetória do envelhecimento cerebral e como isso poderia influir na vulnerabilidade do cérebro ou as enfermidades neurodegenerativas.”

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,