Companhias aéreas aguardam aprovação de MP para entrar no mercado brasileiro, diz ministro

Companhias aéreas aguardam aprovação de MP para entrar no mercado brasileiro, diz ministro

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Companhias aéreas aguardam aprovação de MP para entrar no mercado brasileiro, diz ministro

Por Laís Lis, G1 — Brasília


Ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), durante audiência no Senado — Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoMinistro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), durante audiência no Senado — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), durante audiência no Senado — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, informou nesta terça-feira (26) que pelo menos duas companhias aéreas estrangeiras aguardam a aprovação de uma medida provisória (MP) pelo Congresso para entrar no mercado brasileiro.

Tarcísio Freitas deu a informação ao participar de uma audiência pública no Senado. Ele não disse, contudo, quais são as empresas.

No ano passado, o então presidente Michel Temer editou uma medida provisória (MP) que liberou 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras.

A empresa é considerada brasileira se tiver sede no Brasil e for subordinada à lei brasileira, mesmo que o capital seja estrangeiro.

“Tem duas [empresas aéreas] engatilhadas para entrar, mas ninguém vai entrar se não houver segurança jurídica e, para isso, tem que aprovar a MP”, declarou o ministro.

MP de Temer acaba com restrições ao capital estrangeiro nas aéreas
Jornal Nacional
MP de Temer acaba com restrições ao capital estrangeiro nas aéreas

MP de Temer acaba com restrições ao capital estrangeiro nas aéreas

Por se tratar de medida provisória, a autorização assinada por Temer tem força de lei desde então, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para virar uma lei em definitivo.

Na opinião de Tarcísio Freitas, com a permissão para o capital estrangeiro nas companhias, haverá mais concorrência no mercado aéreo brasileiro, o que ajudará, segundo ele, a reduzir o preço das passagens aéreas.

You may also like

Itaú coloca projeção de inflação para 2025 dentro da meta e vê cortes da Selic em janeiro

Por Giovana Leal 13 nov 2025, Itaú BBA