May buscará consenso sobre Brexit após vencer voto de confiança

May buscará consenso sobre Brexit após vencer voto de confiança

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em May buscará consenso sobre Brexit após vencer voto de confiança

LONDRES (Reuters) – A primeira-ministra britânica, Theresa May, venceu um voto de confiança no Parlamento do Reino Unido nesta quarta-feira antes de propor negociações imediatas com outros partidos em uma tentativa de quebrar o impasse sobre o acordo de divórcio do Brexit.

Parlamentares votaram por 325 a 306 para afirmarem que tinham confiança no governo de May, somente 24 horas depois de imporem uma derrota esmagadora sobre o acordo do Brexit negociado pela premiê, o que deixou a saída britânica do Reino Unido sob incertezas.

Com o relógio se aproximando do dia 29 de março, data estabelecida em lei para o Brexit, o Reino Unido está agora em sua crise política mais profunda em meio século enquanto o país busca saber como, e se, deixará o projeto europeu ao qual se juntou em 1973.

Após o resultado do voto de confiança ser anunciado atraindo aplausos de parlamentares conservadores, May disse acreditar que o Parlamento tem o dever e a responsabilidade de encontrar uma solução que implemente o Brexit.

“Vamos continuar a trabalhar para cumprir a solene promessa que fizemos ao povo deste país de entregar o resultado do referendo”, disse May.

“Quero convidar os líderes dos partidos no Parlamento a se reunirem comigo individualmente, e eu quero começar essas reuniões nesta noite.”

Se May fracassar, o Reino Unido pode enfrentar uma saída desordenada e sem acordo da UE, um atraso no Brexit ou até mesmo um outro referendo sobre a presença no bloco. Alguns críticos afirmam que May não estava se afastando do acordo que alienou todos os lados no Parlamento.

“Antes que possa haver quaisquer discussões positivas sobre o caminho adiante, o governo tem de remover claramente, e de uma vez por todas, as perspectivas da catástrofe de um Brexit sem acordo com a UE e de todo o caos que resultaria disso”, disse o líder do oposicionista Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,