De turbulência política na Europa ao temor com EUA: o cenário externo que se desenha para 2019

De turbulência política na Europa ao temor com EUA: o cenário externo que se desenha para 2019

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em De turbulência política na Europa ao temor com EUA: o cenário externo que se desenha para 2019

2018 terminou com muitas dúvidas nas maiores economias do mundo e temores devem guiar humor do mercado este ano

Economia

(Shutterstock)

 

SÃO PAULO – Se 2018 começou com um clima positivo nos mercados externos, em especial nos Estados Unidos, o ano terminou com o cenário praticamente oposto e investidores tensos sobre o futuro da economia mundial. E, ainda que as principais bolsasinternacionais tenham subido no começo de janeiro, as perspectivas econômicas para 2019 não são das melhores.

O medo de uma recessão na maior economia do mundo, junto com os riscos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, além da crise enfrentada por Itália e França deixam o cenário para este ano segue bastante nebuloso.

O grande temor é a situação da economia americana. Muitos analistas acreditam que o ciclo de crescimento em alta está perto do fim, depois de oito anos de expansão. E alguns acreditam que o país pode entrar em recessão. Em 2018, o rendimento dos títulos do Tesouro de prazo mais curto superou os de prazo mais longo, o que costuma indicar que pode haver recessão.

Diante dessa perspectiva, começa a mudar também a visão dos investidores e analistas sobre as decisões do Federal Reserve, o banco central americano, gerando insegurança sobre o que irá acontecer.

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,